Sem missas presenciais, Pascom ganhou importância ainda maior na evangelização

Com milhares de igrejas em quarentena, o papel da Pastoral da Comunicação é de extrema importância para evangelizar os fiéis dentro de casa.
Diante da pandemia de coronoravírus, as missas e eventos religiosos tiveram a presença do público proibida. Agora as celebrações podem ocorrer apenas com a presença única do sacerdote. Dessa forma a Pastoral da Comunicação tem sido fundamental, para que os fiéis possam continuar acompanhando sua paróquia dentro de casa.
O que é Pascom?
A Pastoral da Comunicação (Pascom), é o grupo responsável por cuidar da divulgação de informações paroquiais, administrar as redes sociais da comunidade, fotografar missas e também transmiti-las ao vivo no facebook ou YouTube. Os participantes geralmente não precisam ser formados na área, mas recebem instruções pelas dioceses e Arquidioceses para que o trabalho seja sempre feito com ética e responsabilidade.

O número de paróquias que aderiram a essa pastoral tem crescido nos últimos anos. Pascom na época de Covid-19
Com as igrejas agora fechadas em combate a disseminação do coronavírus, católicos podem acompanhar as missas apenas através dos meios de comunicação. Canais católicos de alcance nacional como A12 e Canção nova, transmitem diariamente pregações, celebrações eucarísticas e conteúdo religioso. Porém, há no coração dos fiéis, a saudade do contato com a comunidade que frequentam e as homilias de seus respectivos párocos.

Assim, a Pastoral da Comunicação ganhou um papel fundamental para que esse laço entre assembleia e paróquia seja ainda uma realidade, mesmo que a distância. Isso pelo fato de que os membros da Pascom possuem autorização para filmar as celebrações presididas pelo padre, sozinho na Igreja.

Assim, paróquias do Brasil inteiro estão transmitindo em seus canais de comunicação celebrações eucarísticas , bençãos, pregações e momentos de reflexão bíblica. Isso ressalta a importância de uma paróquia possuir uma pastoral da comunicação, pois ela ajuda diretamente na evangelização dos lares, não importa a época.

Por Redação @Catholicus