Histórico

Em 1983, o Pe. Maurício começou a celebrar Missas em Mangabeira para atender a população que ali crescia. Quando a comunidade foi criada, tendo como padroeiro Jesus Cristo Rei, pertencia à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Aquela região também era pastoralmente atendida por seminaristas e religiosos. O terreno da então comunidade foi doado pela CEHAP, onde hoje é a Igreja Matriz. Em 1994, Dom José Maria Pires, então Arcebispo da Paraíba, erige a Paróquia de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, nomeando como primeiro pároco o Pe. Virgílio Almeida, que ficou à frente da paróquia por 2 anos. Em seguida, assumiu por 6 anos o Pe Geraldo Magela. Depois, o Pe. Quinídio e, finalmente, o Mons. Nereudo. Durante este período, ela recebeu inúmeros seminaristas de diversas dioceses do Nordeste, que ajudaram nos trabalhos pastorais da paróquia. Hoje, novamente dirigida pelo Pe. Magela, a comunidade paroquial vive seu jubileu de 25 anos de fundação, contando com inúmeras pastorais em pleno funcionamento, servindo à imensa população mangabeirense na propagação do Evangelho.

Nosso Padroeiro

No último Domingo do Tempo Comum a Igreja celebra a Festa de Cristo, Rei do Universo. Nesse dia proclamamos em voz alta: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas. Nada e ninguém pode tirar isto de nós!

Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido “rei” no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1,32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus 30 anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que “não é deste mundo” (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra” (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado “não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

A festa de Cristo Rei foi criada pelo Papa Pio XI em 1925. Instituiu que fosse celebrada no último Domingo de outubro. Na reforma litúrgica passou ao último Domingo do Ano Litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas.

Na celebração de Cristo Rei do Universo reafirmamos a nossa fé em Cristo nosso Senhor e nossa disposição em trabalhar para que o Reino de Deus aconteça no nosso mundo. Nessa missão universal os cristãos leigos têm a vocação de “procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus” e, assim, possam “contribuir, a modo de fermento, por dentro, para a santificação do mundo” (doc. 62 da CNBB, n. 99).