Matrimônio

Todos os sacramentos da fé tem suas raízes no mistério pascal de Cristo e no dom de seu Espírito para a santificação de uma situação humana e vocacional particular. O sacramento do Matrimônio diz respeito ao amor conjugal entre o homem e a mulher, que é elevado à condição de sinal e transfigurado pelo amor de Deus revelado em Jesus e na Igreja. Assim, não somente a pessoa humana individual participa da novidade trazida por Cristo, mas também o casal humano, com todas as suas faculdades intelectivas, afetivas e físicas, é convidado a participar do mistério do reino de Deus, tornando-se dele também construtor. A realidade terrena do Matrimônio torna-se mistério de salvação, que manifesta e prolonga no tempo atual o mistério das suas núpcias escatológicas de Cristo com sua Igreja.

O próprio Deus é o autor do matrimônio. A vocação para o matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher. O casamento não é uma instituição simplesmente humana, apesar das inúmeras variações que sofreu no curso dos séculos, nas diferentes culturas, estruturas sociais e atitudes espirituais.

Deus que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todo ser humano. Pois o homem é criado a imagem e semelhança de Deus, que é amor. Portanto, homem e mulher são convidados a viver o amor em toda a sua plenitude dentro da vida matrimonial.